× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

5 dicas para calibrar o seu pneu corretamente

Sendo um dos componentes principais dos veículos, os pneus precisam de verificação constante para melhorar não apenas o desempenho do automóvel, mas também o consumo de combustível, além da segurança de todos os passageiros do carro.

Portanto, ficar atento à pressão exercida pelos pneus, além de garantia de uma melhor dirigibilidade, fornece uma maior durabilidade ao automóvel, até porque metade dos carros circulam com a sua capacidade de pressão abaixo ou acima dos limites considerados corretos.

No texto abaixo, você vai conferir 5 dicas para calibrar o seu pneu corretamente, e garantir que eles sempre continuem no seu melhor estado. Confira!

Use sempre a pressão indicada pelo fabricante

Dirigir o veículo com os pneus calibrados da maneira incorreta pode causar danos gigantescos para a durabilidade, tanto do produto em si, quanto de outros componentes do automóvel.

Dessa maneira é importante realizar corretamente a calibragem dos pneus, de acordo com as orientações do próprio fabricante. Essa informação está registrada tanto no manual do proprietário quanto em etiquetas espalhadas pela carroceria do próprio carro.

Antes de mais nada, fazer a calibragem certa evita que ocorram problemas como:

  • desgaste dos terminais de direção;
  • perda de estabilidade nas curvas;
  • desgaste dos pneus;
  • aumento do consumo de combustível;
  • direção pesada, entre outros.

Calibrar os pneus sempre com o peso atual do veículo

De maneira idêntica à pressão exigida pelo fabricante, o condutor pode localizar, no manual ou na carroceria, quais as opções de pressão para o pneu. Normalmente, é indicada a carga mínima (levando em conta duas pessoas e uma mala), e a carga máxima (com várias pessoas e várias malas). Ou seja, os pneus devem ser calibrados de acordo com o peso atual que o veículo está apresentando.

Pneus devem estar frios

Os fabricantes indicam que a temperatura ideal para que o pneu seja calibrado é aquela que se aproxima da temperatura ambiente. Assim sendo, é quando as partículas de ar que se encontram dentro dos pneus estão estáveis, oferecendo oscilações pequenas no momento da calibragem.

O ideal é que da sua casa até o posto de combustível, tenham sido rodados, em média, três quilômetros para garantir essa temperatura. Se não for possível, deve-se colocar até 4 psi a mais do que o fabricante recomenda para a calibragem atingir o ponto ideal.

Sempre usar o estepe

A maioria das pessoas, na hora de calibrar os pneus, se lembram apenas dos próprios itens e esquecem da utilidade do estepe. Portanto, a indicação correta é a de calibrar, também, o pneu do próprio estepe.

Imagine que você precisa realizar uma troca urgente de pneus no meio de uma rodovia, e na hora percebe que esqueceu de calibrar esse item. Complicado, não é mesmo?

Para não sofrer com dores de cabeça no meio da estrada, não esqueça de calibrá-lo com uma ou duas libras a mais do que as indicadas pelo fabricante. Lembre-se de fazer esse procedimento sempre que precisar enfrentar muitas horas de viagem na estrada.

Saiba onde calibrar os pneus

Ao contrário do que todo mundo pensa, não é apenas no posto de combustível que realizamos a calibragem dos pneus. Em outras palavras, o posto é o lugar menos indicado para realizar esse procedimento!

Oficinas de serviços automotivos e lojas que vendem pneus são excelentes locais para fazer essa ação, com a garantia de que tudo saia exatamente perfeito.

Portanto, na próxima vez, não deixe de arriscar e calibrar os pneus do seu veículo em locais diferentes. Sempre é bom fazer novos testes!

Conclusão

Desse modo, se precisar realizar a calibragem dos seus pneus ou uma vistoria no seu veículo, pode contar com os serviços da Amigão Pneus. Teremos o maior prazer em atender você!

Summary
5 dicas para calibrar o seu pneu corretamente
Article Name
5 dicas para calibrar o seu pneu corretamente
Description
Os pneus precisam de verificação constante para melhorar o desempenho do automóvel e garantir a segurança de todos os passageiros do carro.
Author
Publisher Name
Amigão Pneus
Publisher Logo


Deixe uma resposta