- dezembro 28, 2020
- Posted by: admin
- Category: Uncategorized

Seja por conta de buracos nas vias públicas ou até mesmo a falta de cuidado que temos ao estacionar o automóvel, tudo pode contribuir para causar danos nas rodas do carro.
Assim sendo, neste período de final de ano, em que precisamos fazer todos os ajustes possíveis para viajarmos, é necessário fazermos uma avaliação completa para reparar todos os danos causados aos acessórios.
Porém, nem todo motorista sabe exatamente quais as providências corretas a se tomar, principalmente no que diz respeito às rodas do carro. Pensando nisso, elaboramos esse post justamente para sanar essas dúvidas: afinal, como consertar as rodas de seu carro? Confira!
Danos nas rodas do carro: vale a pena reparar?
O primeiro passo, antes de arrumar os danos das rodas do veículo, é fazer uma análise de todo o material utilizado na sua composição.
Desse modo, se o veículo utiliza rodas de aço, a recomendação é de que se comprem rodas novas, pois os danos são grandes e não existe nenhuma compensação em uma simples reparação.
Se o carro utiliza rodas de liga leve, a reparação é o caminho certo, levando-se em conta o preço de um jogo completo, que normalmente apresenta preços elevados.
É importante se atentar ao aparecimento de trincas nos raios das rodas, pois elas podem vir a comprometer a estrutura e a segurança do carro, assim como os danos com mais de cinco milímetros, pois eles escondem muitos perigos, e quase sempre não são aparentes.
O condutor deve observar também toda e qualquer alteração no volante, pois isso pode ser um indicativo de que a parte interna das rodas apresenta algum problema.
Roda amassada
Existem alguns materiais e técnicas no mercado que facilitam o processo de correção do reparo da roda amassada, como veremos a seguir:
Desempenho por gabarito
Realizado através de pressão, é um procedimento rápido e simples, e que não demanda altas temperaturas nem aquecimento da roda para o seu sucesso.
Desse modo, as rodas passam por um torno, que faz o papel de um gabarito de conferência. Após isso, elas são soldadas e também balanceadas, até se mostrarem prontas para uma pintura nova.
Logo depois, a roda encara um processo de diamantação, criando uma maior resistência em relação a futuras colisões.
Desempenho hidráulico
Realizado com o uso de uma máquina simples, com uma base de fixação, pistão de desempenho e expansor, que consiste em um processo no qual ela corrige os defeitos das rodas de liga leve, utilizando água e eletricidade.
O reparo é simples, caso o amassado da roda seja em um grau pequeno. Mas, se for em um caso oposto, é preciso avaliar bem o problema para definir o tipo e a intensidade do trabalho que será realizado na roda.
Rodas tortas
Mais fáceis de reparar do que a roda amassada, as rodas tortas são, normalmente, passadas em um torno, tendo o seu balanceamento realizado após esse procedimento.
Desse modo, o alinhamento delas serve para ajustar os ângulos, mantendo-as paralelas entre si. Já o balanceamento resolve problemas característicos como vibrações no volante e trepidações.
Conclusão
Agora que você já possui as informações corretas sobre o que fazer no caso de rodas amassadas ou tortas, não hesite em resolver o problema o mais rápido possível. Conte com a Amigão Pneus para fazer uma excelente viagem neste final de ano!

