× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Automático x manual: qual o melhor câmbio?

Uma dúvida que atinge muitos consumidores de automóvel, ainda hoje em dia, é a escolha entre câmbio manual e câmbio automático. Existem aqueles que preferem o manual, por conseguirem ter maior controle sobre o veículo.

Já outros possuem predileção pelo automático, por conta da comodidade. Mas para saber qual é o modelo ideal a ser escolhido, é preciso levar em conta os prós e contras dos dois modelos. Confira no texto abaixo!

Câmbio automático

O câmbio automático, antigamente, era considerado um equipamento destinado a carros de luxo. Hoje em dia, entretanto, ganhou muitos adeptos, tornando-se um item opcional de modelos mais populares.

Por ter uma estrutura mais complexa, o câmbio automático pode ter diversas velocidades, que variam de acordo com as necessidades do veículo. As mudanças de marchas são realizadas por pressões hidráulicas, e controladas pelo módulo eletrônico e corpo de válvulas. Sua atuação ocorre nos pacotes de embreagens e freios, variando as relações das engrenagens internas.

Vantagens

  • Redução da fadiga ao dirigir;
  • Motorista permanece mais atento ao trânsito;
  • Mudança de marcha suave;
  • Velocidades apropriadas são selecionadas automaticamente;
  • Aumento da vida útil dos componentes de transmissão.

Desvantagens

  • Preço elevado;
  • Manutenção cara;
  • Maior gasto de combustível.

Câmbio manual

O câmbio manual continua sendo a principal opção do mercado. Ele proporciona maior controle do motorista sobre o carro, realiza ultrapassagens melhores, e sua manutenção é muito mais barata, apesar de solicitar uma maior quantidade de reparos.

O modelo manual conta com um conjunto de engrenagens que permite com que o motorista regule a velocidade e o toque apropriado à condução. As marchas vão de 1 a 5, e possuem o padrão H (para frente, ré e ponto morto).

Vantagens

Esportividade e maior autonomia;

Peças de reposição com grande oferta, facilitando a busca;

Manutenção barata.

Desvantagens

Sua vida útil exige uma maior quantidade de reparos;

Por exigir um esforço braçal do condutor, é extremamente cansativo;

Se as marchas forem utilizadas de maneira incorreta, elas produzem, além de um maior consumo de combustível, a queima da embreagem e diversos danos ao motor.

Cuidados com o câmbio

Sendo manual, automático ou automatizado, é necessário que o câmbio do seu veículo receba os cuidados necessários, como qualquer item do carro. Mas, afinal, quais são esses cuidados?

Por adquirirem muitos vícios de direção ao longo do tempo, os motoristas podem causar por conta deles, a diminuição da vida útil do câmbio. Por conta do seu conserto ser muito caro, é preciso uma atenção redobrada.

Mesmo realizando a manutenção periódica, alguns comportamentos podem ser evitados, como apoiar o braço na haste do câmbio, descansar o pé na embreagem e sair em segunda marcha.

Vazamentos de fluido, vibrações intensas durante a mudança de marcha, cheiro de queimado e dificuldade de trocar de marcha são outros sinais importantes para se ficar de olho. E sempre opte por fazer consertos em oficinas mecânicas de confiança.

Conclusão

Escolher o modelo de câmbio mais adequado e dirigir com cautela são cuidados básicos na hora de manter a vida útil do câmbio. Se for necessária a manutenção, conte com a Amigão Pneus para evitar o aparecimento de problemas!

Summary
Como escolher o melhor câmbio para o carro
Article Name
Como escolher o melhor câmbio para o carro
Description
Saiba quais são as vantagens e desvantagens entre o câmbio automático e câmbio manual, e descubra qual melhor se adapta ao seu estilo.
Author
Publisher Name
Amigão Pneus
Publisher Logo


Deixe uma resposta