× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Confira 5 dicas para o sistema de escapamento do seu carro

Sem uma manutenção específica no sistema de escapamento, o automóvel pode desenvolver variados problemas, como ruídos excessivos, o que ocasiona aumento de combustível, corrosão na lataria e aumento na quantidade de poluentes lançados no meio ambiente.

Tudo isso é feito através do escapamento do carro, portanto, o caminho certo a seguir é a utilização de peças de qualidade, além da realização constante de manutenções no automóvel, para que a vida útil desse sistema seja prolongada ao máximo.

Desse modo, ter uma peça em boas condições, além de ajudar o sistema de exaustão a direcionar os gases para a parte traseira do veículo, ajuda a atenuar o nível de ruído do motor, transformando os gases nocivos em menos poluentes.

Os veículos no Brasil possuem, em sua maioria, sistemas de escapamento formados pelos seguintes itens: 

  • Catalisador;
  • Coletor;
  • Silenciador intermediário;
  • Silenciador traseiro.

Assim sendo, quanto mais você conseguir manter o sistema todo em excelente estado, garantirá segurança e economia para o veículo. Portanto, confira 5 dicas para melhorar o sistema de escapamento do seu carro!

Utilizar combustível confiável

Quando abastecemos o veículo em postos de combustível, estamos sujeitos a receber um produto adulterado, a não ser que o local seja extremamente confiável. Dessa maneira, buscar sempre o melhor espaço para abastecer é a melhor saída.

Utilizar combustível adulterado, além de causar problemas no sistema de escapamento, pode ajudar a corroer as peças metálicas dele, por conta da mistura de solventes com gasolina, ou de água inserida no álcool.

Possuir uma boa direção

O motorista deve possuir atenção redobrada em estradas, ruas e avenidas para ajudar a manter o bom funcionamento do sistema de escapamento do seu carro. Caso a direção do condutor não seja boa, a possibilidade de que algumas peças venham a ser danificadas é grande.

Fortes impactos em quebra-molas ou buracos, ou até mesmo um trincado simples, dependendo do tipo de direção que o veículo receba, pode evoluir para uma rachadura maior, comprometendo todas as partes metálicas.

Deixar o carro por muito tempo na garagem

Se o automóvel não for muito utilizado, ou passar mais tempo na garagem do que em movimento, as chances de danificar os silenciadores ganham proporções gigantescas. Isso acontece por conta da inércia do veículo, que ocasiona o acúmulo de umidade no sistema.

A umidade, normalmente, acaba sendo eliminada por conta do aquecimento do motor, justamente pelo veículo se encontrar sempre em movimento. Agora, se o carro anda pouco ou fica literalmente parado por muito tempo, esse processo não acontece.

Instalar somente peças originais

Quando for inserir uma nova peça no veículo, escolha sempre aquelas que são originais e de marcas conhecidas (e reconhecidas) pelas montadoras. Adaptações são um grande problema, pois tanto a colocação de um silenciador errado, ou de qualquer mudança no curso do sistema de exaustão, pode desenvolver a deterioração de peças que estão em boas condições.

Não esquecer da manutenção

Filtros, velas e o sistema de injeção devem se encontrar em bom funcionamento para que o sistema de exaustão do carro não seja prejudicado. Assim sendo, esses componentes precisam receber revisões e serem trocados, seguindo as orientações de cada montadora.

Conclusão

Para que a vida útil do sistema de escapamento do seu carro perdure por bastante tempo, não existe segredo: apenas siga todas essas dicas. Se precisar de ajuda de especialistas para que seja feita uma revisão no veículo, você já sabe: só entrar em contato com a Amigão Pneus!

Summary
Confira 5 dicas para o sistema de escapamento do seu carro
Article Name
Confira 5 dicas para o sistema de escapamento do seu carro
Description
Para aumentar a vida útil do sistema de escapamento, veja dicas importantes para a sua melhoria.
Author
Publisher Name
Amigão Pneus
Publisher Logo


Deixe uma resposta