- novembro 23, 2020
- Posted by: admin
- Category: Uncategorized

Sabe quando dizem que ter um carro é como ter uma família? Assim como nossos parentes mais próximos, ele precisa de cuidados especiais para mostrar toda a sua capacidade e potência, em diferentes momentos.
Dessa maneira, fazer a revisão dos itens do motor é um princípio fundamental, não apenas para garantir o seu pleno funcionamento, mas de modo a não ter que enfrentar problemas e questões no futuro que possam lhe custar tempo e dinheiro.
Portanto, neste artigo, confira dicas para revisar os itens do motor, ficando atento a todos os prazos de troca, e sabendo o exato momento de verificar cada item do veículo. Não deixe de conferir nossas dicas!
Revisão de itens do motor
Com a proximidade do período de férias e final de ano, nada melhor do que fazer uma boa viagem para recarregar as baterias e preparar o corpo e a mente para começar uma nova etapa, não é mesmo?
Assim sendo, cuidar bem do seu carro (e, principalmente, do motor dele) é o primeiro passo para garantir que aquela viagem saia exatamente como foi planejada.
Portanto, antes de mais nada, para fazer a revisão correta dos itens do motor, você deve deixar o veículo frio e desligado para depois poder abrir o capô do mesmo e conferir todos os seus componentes.
Óleo do motor
Após se certificar de que o motor está frio, puxe a vareta medidora do óleo para verificar se o item permanece com as medições corretas, entre os níveis mínimo e máximo.
Nesse sentido, se estiver abaixo da marcação inferior, existem dois passos para garantir a qualidade do procedimento: ou se completa o nível do óleo até o limite necessário, ou deve-se realizar a troca na oficina mais próxima (ou que seja de sua confiança).
Óleo do freio
O óleo de freio deve apresentar o seu nível mínimo na metade do reservatório. Desse modo, se ele estiver abaixo dessa marcação, é preciso levar o carro ao mecânico, para que ele possa detectar se existe algum vazamento, ou possível desgaste das pastilhas de freio.
A substituição do óleo de freio deve ser realizada de 2 em 2 anos, ou quando o carro ultrapassar 20.000 km rodados. Portanto, se já passou esse tempo ou a quantidade de km rodados, faça a verificação antes de prosseguir viagem.
Reservatório de gasolina
Não deixe de verificar todos os detalhes na hora de revisar os itens do motor. Antes de mais nada, se o seu veículo possui reservatório, não deixe de pedir ao frentista ou ao mecânico para substituir a gasolina que está no tanque. De preferência, faça esse procedimento mensalmente.
Bateria
Se aparecer um resíduo branco no lugar onde os fios são conectados, pode ser um indício de vazamento ou necessidade de substituição da bateria.
Ao mesmo tempo, não deixe de observar o visor que fica na parte superior da bateria. Ele pode indicar que ela está sem carga. Portanto, se ele estiver com a cor preta, leve o carro ao mecânico.
Reservatório de água do motor
Um dos pontos mais fáceis da revisão é a checagem do nível de água do motor. Dessa maneira, fique atento: se o reservatório for arredondado, o nível fica na metade; se for quadrado, a sua marcação fica na lateral.
O reservatório nunca pode ser reabastecido acima do local indicado e, se apresentar queda na frequência do nível, deve ser levado imediatamente à oficina mais próxima.
Conclusão
Dessa maneira, se você não se sentir seguro o suficiente para verificar esses pontos, leve seu veículo na Amigão Pneus. Teremos o maior prazer em fazer a revisão para você!

