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Motor de Arranque

Motor de arranque em Curitiba

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O motor de arranque, tem o objetivo de colocar em funcionamento o motor de combustão de um veículo, que não possui força própria para começar a girar. Ele é acionado eletricamente com ajuda da bateria, transformando a energia elétrica em energia mecânica, impulsionando o motor para a partida e garantindo um torque inicial elevado. Apesar da longa durabilidade, esse componente requer manutenção, pois pode sofrer danos externos e desgastes de uso.

Como funciona o motor de arranque?

O motor de arranque funciona de maneira simples: você entra no carro, dá partida e pronto. O veículo estará pronto para trilhar todo e qualquer caminho! Mas será tão simples a explicação desse equipamento?

Desse modo, para que o motor consiga atingir o seu “ponto de ebulição”, ele deve transformar a potência elétrica em potência mecânica. A sua principal função é a de iniciar o processo de movimento desse mesmo motor.

Quando acionamos a ignição do veículo, a bateria oferece energia ao motor de arranque. Após esse procedimento, o motor se movimenta sozinho dentro do seu ciclo de combustão. Normalmente em veículos menores, o motor de partida é composto por um pinhão e uma engrenagem na ponta, ligada diretamente ao volante do carro.

Componentes do motor de arranque

O motor de arranque tem, em sua composição, os 9 seguintes itens:

  • Chave magnética: responsável pelo avanço do pinhão;
  • Conjunto de comando: assegura o movimento de translação ao longo do eixo para o arrastador, e garante o seu retorno ao fim da partida do motor;
  • Impulsor: pinhão responsável por transmitir a força inicial do motor. Ele gira de forma livre, assim que a velocidade do motor atingir um nível maior do que aquela que compõe o motor de partida;
  • Indutor: cria um campo magnético que serve para girar o induzido;
  • Induzido: responsável por girar o pinhão através do campo magnético de repulsa;
  • Mancal traseiro: garante a proteção do induzido, fazendo a sua centralização. Também é responsável por sustentar o conjunto gigante;
  • Porta-escovas: assegura o alojamento das escovas e guia as mesmas para que a força do contato mecânico entre elas e o coletor do induzido aconteça de forma orgânica. Tudo isso permite a passagem da corrente da maneira correta;
  • Suporte dianteiro: além de fixar o motor de partida no veículo, é responsável por fazer a sustentação do conjunto girante.

Defeitos no motor de arranque

Assim como qualquer peça do veículo, o motor de arranque (mesmo tendo uma ótima durabilidade), pode apresentar um mau funcionamento, por conta do seu uso indevido. Os problemas mais comuns a surgirem são os seguintes:

Escovas gastas

Tende a ser o defeito mais comum, principalmente por conta do material das escovas ser macio e condutor. Desse modo, quando a escova está gasta, o motor pode parecer que gira demasiadamente pesado, isso quando nem gira. Para consertar o problema, o mais indicado é realizar a substituição das escovas.

Automático de partida não funciona

Quando o motor de partida é acionado, ele emite um barulho bem alto (caracterizado pelo som de “TEC”) e nada mais acontece. Portanto, a solução indicada é a substituição por uma chave magnética nova.

Patinação do bendix

Por causa do contato direto com o volante do motor, o bendix acaba sofrendo um maior desgaste em relação às outras peças do motor de partida. Para saber se ele apresenta algum defeito, é só prestar atenção no barulho. Se for um som que indique que a peça está girando em falso, é a hora de substituí-la.

Desgaste do induzido

O uso comum do induzido motor é a principal causa de seu desgaste, levando o motor a ficar pesado, assim como o sintoma da escova gasta. Portanto, para solucionar o problema, é indicada a sua troca.

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