× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Quando fazer a limpeza do ar-condicionado de seu carro?

As temperaturas no Brasil, por serem muito elevadas em boa parte do ano, exigem o uso de ar-condicionado em diferentes ambientes, principalmente no automotivo. Com as grandes cidades enfrentando trânsito caótico em boa parte do dia, ele proporciona conforto e praticidade para os passageiros.

Para que o bem-estar de todos esteja garantido dentro do veículo, é importante que seja mantida uma rotina de limpeza do aparelho. Com uma boa manutenção sendo realizada, tanto o motorista quanto os passageiros saem ganhando.

Alguns processos precisam ser conhecidos para entender o melhor momento de iniciar a limpeza. Existem alguns indicadores que mostram que o sistema não está bem cuidado, o que pode causar inúmeros problemas.

Esses indicadores são:

  • Odores estranhos;
  • Cheiros incomuns;
  • Grande concentração de poeira nos habitáculos ou nas saídas de ar;
  • Acúmulo de folhas nos filtros e entradas de ventilação;
  • Ar-condicionado não esfria com frequência.

Esses pontos podem prejudicar o funcionamento do ar-condicionado e impactar a saúde dos passageiros, além de prejudicar o desempenho do carro. Portanto, garantir uma higienização eficiente é o caminho certo para evitar dores de cabeça. Neste texto, explicamos como e quando fazer a limpeza do ar-condicionado. Confira!

Como manter o ar condicionado limpo

Para que o tempo de uso e a qualidade do ar-condicionado do seu carro sejam garantidos, é importante seguir algumas dicas, garantindo a limpeza do aparelho, e futuros gastos com manutenção corretiva.

Use produtos certificados

Se precisar trocar o filtro ou aplicar higienizador para a limpeza do ar condicionado, tenha certeza de que escolheu marcas conhecidas no mercado. É importante acompanhar a procedência dos produtos utilizados em todo o veículo.

Limpeza em locais autorizados

Sempre procure a sua oficina de confiança ou uma que seja autorizada para realizar a limpeza do ar-condicionado do veículo. É um processo relativamente simples, mas precisa de profissionais que conheçam bem o funcionamento do aparelho.

Antes de desligar o veículo, deixe apenas a ventilação ligada

Quando estiver chegando ao seu destino, desative o ar-condicionado do veículo e, só depois, desligue o carro. Dessa maneira, você consegue evitar a propagação de fungos no interior dos dutos do sistema.

Não ligue o ar-condicionado com o carro muito quente

Este procedimento é necessário para que não ocorra o consumo excessivo de combustível, além de preservar o sistema. Se o carro ficar parado sob o sol forte, ligue o veículo, abra as janelas, aguarde alguns minutos para ter circulação e só então, acione o resfriamento.

Use o ar-condicionado no inverno

Não deixe de usar o ar-condicionado no período do inverno. O uso, mesmo que por períodos curtos, é suficiente para lubrificar o sistema com o óleo corrosivo, próprio do equipamento.

Conclusão

Apesar de não constar na vistoria veicular, a limpeza do ar-condicionado é muito importante e deve ser realizada com frequência. Os cuidados que citamos ajudam a manter a longevidade do sistema, e a preservar a qualidade do ar no interior do carro.

Se tiver alguma dúvida, ou precisar realizar a higienização, conte com a Amigão Pneus. Será um prazer atendê-lo!

Summary
Quando fazer a limpeza do ar-condicionado de seu carro?
Article Name
Quando fazer a limpeza do ar-condicionado de seu carro?
Description
Saiba o que é preciso e quando fazer a higienização do ar-condicionado do carro, para garantir a durabilidade e segurança do aparelho.
Author
Publisher Name
Amigão Pneus
Publisher Logo


Deixe uma resposta