- janeiro 26, 2021
- Posted by: admin
- Category: Uncategorized

As temperaturas no Brasil, por serem muito elevadas em boa parte do ano, exigem o uso de ar-condicionado em diferentes ambientes, principalmente no automotivo. Com as grandes cidades enfrentando trânsito caótico em boa parte do dia, ele proporciona conforto e praticidade para os passageiros.
Para que o bem-estar de todos esteja garantido dentro do veículo, é importante que seja mantida uma rotina de limpeza do aparelho. Com uma boa manutenção sendo realizada, tanto o motorista quanto os passageiros saem ganhando.
Alguns processos precisam ser conhecidos para entender o melhor momento de iniciar a limpeza. Existem alguns indicadores que mostram que o sistema não está bem cuidado, o que pode causar inúmeros problemas.
Esses indicadores são:
- Odores estranhos;
- Cheiros incomuns;
- Grande concentração de poeira nos habitáculos ou nas saídas de ar;
- Acúmulo de folhas nos filtros e entradas de ventilação;
- Ar-condicionado não esfria com frequência.
Esses pontos podem prejudicar o funcionamento do ar-condicionado e impactar a saúde dos passageiros, além de prejudicar o desempenho do carro. Portanto, garantir uma higienização eficiente é o caminho certo para evitar dores de cabeça. Neste texto, explicamos como e quando fazer a limpeza do ar-condicionado. Confira!
Como manter o ar condicionado limpo
Para que o tempo de uso e a qualidade do ar-condicionado do seu carro sejam garantidos, é importante seguir algumas dicas, garantindo a limpeza do aparelho, e futuros gastos com manutenção corretiva.
Use produtos certificados
Se precisar trocar o filtro ou aplicar higienizador para a limpeza do ar condicionado, tenha certeza de que escolheu marcas conhecidas no mercado. É importante acompanhar a procedência dos produtos utilizados em todo o veículo.
Limpeza em locais autorizados
Sempre procure a sua oficina de confiança ou uma que seja autorizada para realizar a limpeza do ar-condicionado do veículo. É um processo relativamente simples, mas precisa de profissionais que conheçam bem o funcionamento do aparelho.
Antes de desligar o veículo, deixe apenas a ventilação ligada
Quando estiver chegando ao seu destino, desative o ar-condicionado do veículo e, só depois, desligue o carro. Dessa maneira, você consegue evitar a propagação de fungos no interior dos dutos do sistema.
Não ligue o ar-condicionado com o carro muito quente
Este procedimento é necessário para que não ocorra o consumo excessivo de combustível, além de preservar o sistema. Se o carro ficar parado sob o sol forte, ligue o veículo, abra as janelas, aguarde alguns minutos para ter circulação e só então, acione o resfriamento.
Use o ar-condicionado no inverno
Não deixe de usar o ar-condicionado no período do inverno. O uso, mesmo que por períodos curtos, é suficiente para lubrificar o sistema com o óleo corrosivo, próprio do equipamento.
Conclusão
Apesar de não constar na vistoria veicular, a limpeza do ar-condicionado é muito importante e deve ser realizada com frequência. Os cuidados que citamos ajudam a manter a longevidade do sistema, e a preservar a qualidade do ar no interior do carro.
Se tiver alguma dúvida, ou precisar realizar a higienização, conte com a Amigão Pneus. Será um prazer atendê-lo!

