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Retífica de motor

Retífica de motor em Curitiba

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A retífica do motor torna-se necessária quando a folga interna entre os anéis de pistões e os cilindros, bem como entre as bielas e o virabrequim atinge determinados limites a partir dos quais começa a ocorrer: Alto consumo de óleo lubrificante e de combustível, Altos ruídos metálicos, Vazamento de óleo no escapamento, Emissão de fumaça azul pelo escapamento, Presença de óleo nas velas, Diminuição da potência, Motor trabalhando superaquecido, Baixa compressão nos cilindros.

O que é retífica de motor

A retífica de motor é a ação de reparação, revisão e reconstrução do motor de combustão interna. Esse procedimento é realizado por causa de possíveis danos que ele tenha sofrido, além do desgaste natural pelo tempo de uso.

Para entender o processo de retificação, devemos compreender uma explicação básica sobre o motor de combustão interna. É preciso que ele ofereça folgas entre algumas das peças móveis (delimitadas por cada fabricante), para permitir a passagem de óleo, responsável pela lubrificação.

Essa mesma lubrificação evita o desgaste que ocorre por conta do atrito entre os metais, além de permitir a dilatação térmica dos componentes internos do motor, que são os seguintes:

  • anéis;
  • bronzinas;
  • buchas;
  • juntas;
  • pistões;
  • retentores.

Qual a função da retífica de motor?

Ela consiste em fazer um reajuste completo dessas folgas, realizando todo o procedimento de usinagem das peças retificáveis, que são:

  • Bielas;
  • Bloco;
  • Cabeçote;
  • Virabrequim.

Elas estão sujeitas a sofrer danos por desgaste, empenação, queima através de temperatura elevada e rompimento de superfícies. Dessa maneira, ao utilizar as técnicas adequadas, a padronização do motor acaba garantindo o seu perfeito funcionamento.

O processo de retífica de um motor deve substituir com precisão todas as peças danificadas por novas e originais, além de priorizar o procedimento de usinagem das peças retificáveis, para que elas voltem a trabalhar ofertando toda a qualidade possível no motor, garantindo sua sobrevida.

Quando fazer a retífica

A necessidade de se realizar a retífica do motor é percebida através de determinados fatores, como por exemplo:

  • Baixa compressão nos cilindros;
  • Falta de potência;
  • Fumaça;
  • Ponteira do escapamento melada de óleo;
  • Ruído metálico ao acelerar;
  • Velas encharcadas de óleo.

O alto consumo de óleo do motor indica a necessidade de se fazer reparo do mesmo. Isso é perceptível quando o lubrificante entra na câmara de combustão, queimando junto com o combustível. Por conta disso, surge o que chamamos de fumaça azulada.

O motor, assim como toda e qualquer peça, possui vida útil e é preciso um cuidado redobrado para que esse tempo de vida permaneça por muito tempo.

Situações mais comuns

Retífica de motor por desgaste

Desgaste natural

Realizada quando o veículo extrapola a quilometragem rodada, de acordo com as indicações do fabricante. Nesse caso, não aparecem sintomas vísiveis. O procedimento é realizado com a desmontagem e inspeção do motor, e a substituição das peças desgastadas.

Motor com desgaste excessivo

Tem como principal causa a falta dos seguintes elementos: revisões periódicas, troca de óleo após quilometragem excedida, combustível adulterado, retífica realizada após quilometragem já ter vencido, entre outros.

Desse modo, o motor acaba perdendo força e potência, com a fumaça saindo em pequena ou grande quantidade do escapamento, e o nível de líquido do sistema de arrefecimento tendo uma queda considerável no reservatório.
Para que a recuperação do motor ocorra da melhor forma, ele deve ser desmontado e sofrer uma inspeção completa, além de ter as peças desgastadas substituídas e retífica das mesmas, caso ocorra algum dano crítico.

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