- outubro 21, 2020
- Posted by: Redação Agência Alper
- Category: Uncategorized

Um dos componentes mais essenciais e de baixo custo dos automóveis, o filtro de óleo é responsável por prolongar a vida útil de vários componentes do veículo, impedindo que ocorra a danificação dos mesmos.
Como resultado, ele também necessita passar por uma revisão, ou até mesmo a sua troca, para que o carro continue a funcionar com toda a sua potência e dirigibilidade. Mas qual é o momento ideal de realizar esta substituição?
Portanto, saiba quando é preciso trocar o filtro de óleo do seu carro, e veja as indicações que você deve seguir durante este procedimento. Confira abaixo!
Problemas
Durante os diversos trajetos realizados pelo veículo, é comum que o filtro de ar transporte impurezas para o interior do motor. Desse modo, para impedir e bloquear o acesso destas sujeiras é que existe o filtro de óleo.
Da mesma forma que ele impede a difusão dessas partículas, existem elementos no próprio óleo que podem ocasionar o aparecimento de problemas: partículas derivadas do desgaste natural de anéis, bronzinas, camisas e pistões, e que danificam o filtro com o tempo.
Para compreender melhor: cada filtro de óleo possui cerca de, aproximadamente, 1 litro de óleo usado. Ou seja, após a troca de lubrificante, se não for realizada a substituição também do filtro, todo o conteúdo antigo será misturado com o novo.
Apesar de não estragá-lo em um primeiro momento, o filtro de óleo, a partir da mistura de líquidos, poderá ter a sua vida útil diminuída, e pode apresentar diversos problemas se a sua troca não for realizada da maneira correta.
Como realizar a troca
Os veículos atuais apresentam uma tolerância cada vez menor em relação a problemas das peças internas do motor. Por exemplo, os automóveis das décadas de 80 e 90 tinham uma flexibilidade maior em relação à questão das impurezas, o que já não ocorre atualmente.
Por exemplo, já existiu uma época em que o filtro só era trocado após duas ou três substituições do óleo. Mas, como a tecnologia e o modo de produção automotiva mudaram radicalmente, já não é mais possível aplicar hoje o que funcionava antigamente.
Tem quem ainda defenda a ideia de economia, mas sabemos que a partir do momento em que adquirimos um veículo, os gastos com ele podem ser relevantes. Certamente, se as trocas e reparos não forem realizados de maneira correta, é nítido que o condutor poderá ter tudo, menos a contenção de gastos.
Os motores trabalham, nos dias atuais, com um consumo muito maior de capacidade, seja por conta das temperaturas elevadas, seja por conta do maior fluxo de direção. Nesse sentido, tentar economizar pode sair caro, resultando até em um motor fundido.
A indicação mais certeira, neste sentido, é efetuar a substituição do filtro sempre que ocorrer a troca de óleo do motor. Sobretudo, deve-se observar sempre a validade do lubrificante. É um bom indicativo para saber quando realizar este procedimento.
Conclusão
Além de todas as informações contidas acima, ter o manual do veículo sempre à mão facilita na hora de saber quando tomar determinadas atitudes. Ainda assim, não se desespere: você pode contar com a ajuda da Amigão Pneus!
Realizamos a troca de óleo, entre outros procedimentos necessários para a boa saúde do seu veículo. Entre em contato conosco quando precisar!

