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Troca de correia dentada

Troca de correia dentada em Curitiba

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A Correia Dentada liga o Eixo Comando de Válvulas ao Virabrequim do motor, promovendo um sincronismo e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento exato. A substituição da correia dentada deve ser feita de acordo com a quilometragem estabelecida pelo fabricante. Lembre-se: O descuido com a correia dentada pode resultar num gasto financeiro muito alto.

O que é a correia dentada?

A correia dentada é responsável pelo controle do eixo-comando, garantindo a abertura das válvulas e o posterior sincronismo delas com o funcionamento dos pistões nos cilindros. É a principal garantia de que, quando o pistão subir para comprimir a mistura, não será atrapalhado pela válvula, caso ela esteja dentro do cilindro.

Dessa maneira, um dos riscos da válvula se encontrar dentro do cilindro é o de empenar a mesma, além de furar a cabeça do pistão e, nos piores casos, exigir a retífica do motor. O bloco pode vir a ser quebrado ou até mesmo o cabeçote entortado, em outros momentos.

Quando trocar a correia?

Vários fatores podem indicar a necessidade de trocar as correias do seu automóvel, mas é importante ficar atento à própria composição delas. Muitas fabricantes de veículos estão utilizando correias mais resistentes, mas que não emitem muitos ruídos, o que acaba “escondendo” os problemas que elas carregam.

De perda de energia até vibração anormal do motor, passando pelo aumento da média de consumo, muitos são os caminhos que podem desgastar a correia. Dessa maneira, ela pode se arrebentar, com o desgaste do motor alcançando níveis quase inimagináveis.

Portanto, vale lembrar que ela não se rompe apenas em movimento, como a maioria acredita. Até com o carro em marcha-lenta a correia pode ceder. Assim sendo, para garantir a sua integridade física, é necessário ficar de olho nos mínimos sintomas.

Mas, como definir o momento exato para verificá-los? Simples: realizando trocas preventivas. A correia não tem uma taxa de duração média, pois isso varia de marca para marca. Mas de toda forma, devemos substituí-las de acordo com as indicações do fabricante.

Jamais mexa na correia

A substituição da correia só deve ser feita por um profissional qualificado, e que entenda o procedimento. Muitas pessoas tendem a querer elas mesmas realizar a troca, por questões de economia de dinheiro ou pressa, e a emenda sai pior que o soneto.

Desse modo, saiba que existe todo um preparo para a realização da troca de correia. Após a sua substituição, é necessário trocar também a bomba de água, o que exige a contratação de algum lugar especializado para fazer o procedimento.

Nas oficinas mecânicas, o serviço de troca inclui todo o kit necessário para a sua aplicação, além da própria bomba de água. Portanto, ao invés de mexer você mesmo e causar um problema ainda maior, leve o veículo para um centro automotivo. Isso vai significar menos dor de cabeça.

“Sintomas” de correia dentada ruim

Ruídos

Causado por desalinhamento ou desajuste, o ruído alto que se origina na frente do veículo quase sempre pode despontar como um problema de correia dentada. Para conseguir sumir com o barulho, você deve chamar a ajuda de um mecânico profissional para substituir a correia, e também, tensioná-la da forma correta.

Superaquecimento do motor

Ao fornecer energia para resfriar o motor, a correia acaba causando o aquecimento do mesmo. Portanto, verifique constantemente a temperatura (levando-o ao mecânico de sua confiança) para se certificar de que o superaquecimento não ocasionou nenhum dano ao veículo.

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